Mercados Europeus Encerram Semana em Queda, Influenciados por Nova York
Os principais índices acionários da Europa fecharam em território negativo nesta sexta-feira (12), revertendo os ganhos registrados no início do pregão e eliminando boa parte da valorização semanal. O movimento seguiu a tendência de queda observada nas bolsas de Nova York no início da tarde, pressionado principalmente por papéis do setor de tecnologia e por um aumento nos rendimentos dos títulos de longo prazo.
No fechamento, o índice Stoxx 600 recuou 0,50%, para 578,45 pontos. O FTSE 100, da Bolsa de Londres, caiu 0,57%, para 9.648,08 pontos. O DAX, de Frankfurt, registrou baixa de 0,34%, cotado a 24.211,37 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, teve uma leve queda de 0,07%, encerrando em 8.080,43 pontos. No balanço semanal, os índices apresentaram desempenhos variados, com perdas de 0,03% e 0,17%, um ganho de 0,58% e uma queda de 0,42%, respectivamente.
Mais cedo, os mercados europeus operavam no positivo, impulsionados por ações de instituições financeiras e pelo otimismo dos investidores após a decisão de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) durante a semana. Contudo, o cenário mudou com a propagação de uma postura de aversão ao risco a partir de Nova York, influenciada por declarações mais cautelosas de autoridades do Fed e por uma forte desvalorização nas ações de empresas de tecnologia.
Para a próxima semana, os investidores estarão atentos às decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que deve manter as taxas de juros estáveis, e do Banco da Inglaterra (BoE), onde há expectativa no mercado por um possível corte nas taxas.
Share this content:



Publicar comentário