Crise na ABcripto: Itaú, Coinbase e Outras Empresas Deixam Associação de Criptomoedas
Em meio à crise interna da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto), diversos associados da entidade estão abandonando a organização. Confirmou-se que Itaú, Coinbase, GCB, Liqi e Avenia deixaram a associação.
Em comunicado oficial, o GCB, que atua com tokenização de ativos através da PeerBR, afirmou que optou por sair voluntariamente do quadro de associados da ABcripto no início de novembro. Além disso, o CEO da empresa, Gustavo Blasco, não faz mais parte do conselho da Associação.
A Avenia e a Liqi também confirmaram sua saída da associação. A Liqi informou ainda que participa de outras entidades do setor, como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).
Quando contatadas, Coinbase e Itaú preferiram não se manifestar oficialmente sobre o assunto.
A ABcripto enfrenta uma crise interna marcada pelo conflito entre o presidente da entidade, Bernardo Srur, e o conselho de administração. Os conselheiros acusam Srur de falta de transparência nas contas da associação e de exercer o controle de maneira antidemocrática.
A diretoria moveu processos contra os conselheiros: Daniel de Paiva Gomes, advogado; André Portilho, head de digital assets da Mynt, empresa de criptomoedas do BTG Pactual; Maria Isabel Sica, diretora de políticas públicas e regulação para a América Latina da Ripple; e Renata Mancini, head de compliance, risco e governança da Ripio.
Eles são acusados de conspirar para remover Srur do comando da associação e de terem solicitado a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com eleição para a presidência de forma irregular.
Por outro lado, os conselheiros afirmam que sequer tinham conhecimento de que a associação estaria em situação irregular perante a Receita Federal. Algo que Srur nega categoricamente. A Justiça concedeu liminar em processo de contestação movido por Paiva Gomes e determinou que a diretoria da ABcripto convoque a AGE.
Após a decisão judicial, o presidente da ABcripto convocou uma AGE com eleições para o dia 16 de dezembro, coincidentemente no último dia antes que ele fosse automaticamente reconduzido à liderança da entidade.
Share this content:



Publicar comentário