Carregando agora

Eduardo Bolsonaro admite possível apoio a Tarcísio de Freitas na eleição presidencial de 2026

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reconheceu a chance de apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a Presidência em 2026 e afirmou que seu voto seria ‘anti-Lula’. Em conversa com o UOL, Eduardo mencionou que, apesar de suas divergências em relação ao governador, pode ficar ao seu lado na corrida presidencial.

‘Onde Lula estiver de um lado, eu estarei de outro’, declarou Eduardo, na entrevista divulgada nesta sexta-feira (28) no portal.

‘Se Tarcísio for este candidato, a gente vai acabar falando, sim, de Tarcísio de Freitas’, disse o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eduardo tem feito observações críticas a Tarcísio, mas alterou o tom de suas declarações após a prisão de Bolsonaro, ao não excluir uma parceria eleitoral com o governador. Até aquele momento, ele e seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), se apresentavam como pré-candidatos à Presidência e reclamavam da influência do Centrão para que o governador se tornasse o candidato.

Depois da prisão de Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado, figuras políticas da direita e do Centrão intensificaram as discussões sobre o candidato à Presidência em 2026, e o nome do governador de São Paulo ganhou relevância. Colaboradores de Tarcísio, contudo, avaliam que ele só será candidato à Presidência se tiver o apoio da família Bolsonaro.

Tarcísio tem realizado demonstrações públicas para evidenciar sua lealdade ao ex-presidente, seu mentor político. Entre essas ações, estão a defesa da anistia e diálogos com ministros do Supremo Tribunal Federal para tentar permitir que o ex-presidente cumpra prisão em domicílio e não na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Nesta semana, em encontros com investidores e empresários, na capital paulista, Tarcísio afirmou que as conversas para a definição do candidato à Presidência do campo conservador estão em andamento, disse que não é necessário se apressar e que o nome deve ser confirmado no começo do próximo ano. O governador tem até março para deixar o cargo, caso decida entrar na disputa presidencial.

Em suas falas, Tarcísio tem demonstrado sintonia com pautas bolsonaristas, principalmente nas áreas econômicas e de segurança pública. Recentemente, ao participar de um evento da XP Investimentos, elogiou a atuação do ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes no governo Bolsonaro, e defendeu uma postura rigorosa na segurança, com a implementação da prisão perpétua no Brasil. Para isso, seria necessária uma alteração na Constituição.

Share this content:

Publicar comentário