Petróleo fecha em queda acentuada com temor de excesso de oferta e avanços na paz
Os contratos futuros de petróleo encerraram a sexta-feira (12) no vermelho, acumulando uma desvalorização superior a 4% ao longo da semana. Os investidores reagiram aos movimentos em direção a um acordo de paz na Ucrânia e ao receio de um excesso de oferta do commodity, cenário reforçado pelo relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgado na véspera.
No fechamento dos pregões, o petróleo Brent (referência global) com vencimento em fevereiro recuou 0,26%, sendo negociado a US$ 61,12 por barril na Intercontinental Exchange (ICE). Já o WTI (referência norte-americana), com entrega prevista para janeiro, teve queda de 0,28%, cotado a US$ 57,44 por barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). Na soma da semana, os contratos registraram perdas de 4,12% e 4,39%, respectivamente.
‘Fica claro que a maior parte dos preços da energia terminará o ano com descontos expressivos’, observam analistas do Commerzbank. ‘A perspectiva de um excedente de oferta do commodity segue elevada e deve continuar a exercer pressão sobre as cotações.’
Share this content:



Publicar comentário